OAB/SC BALNEÁRIO CAMBORIÚ a 15a Subseção

05/08/2019

No dia 05 de agosto a Subseção da OAB de Balneário Camboriú completa 39 anos. 
Em 1980 alguns Advogados e Advogadas, entre os quais Dr. Aristo Manoel Pereira e Dr. Adilson Alexandre Simas, assinaram um requerimento que endereçaram à Presidência estadual da OAB pleiteando a criação de uma Subseção em Balneário Camboriú, desligando-se de Itajaí, Subseção que lhe abrigou durante vários anos.
Em 2010 quando na Presidência da Subseção, promovi um ato em comemoração com instalação de uma placa alusiva aos 30 anos.
No próximo ano, em 2020, a atual Diretoria poderá repetir o gesto com a instalação de uma placa alusiva aos 40 anos. 
A Advocacia era naturalmente importante em seus primórdios. O exercício dessa nobre atividade era reservada, contudo, a poucos que conseguiam concluir seus estudos em Portugal, de onde o Brasil era Colônia. Com a instalação dos cursos jurídicos em Olinda/PE e em São Paulo/SP, a partir de 1827, ela foi ganhando ares de profissão liberal e com o passar dos anos atualmente já alcança mais de um milhão de pessoas. 
E foi a partir da criação da Ordem dos Advogados Brasileiros na década de 1930 que todos nós Advogados e Advogadas passamos a contar com um manto protetor que vem, ao longo de todos esses anos, amparando e fiscalizando os profissionais dessa área. 
Ouso dizer que a partir da CF de 1988 a OAB deu relevo à Advocacia pois ela se confunde com a História de nosso País, na sua construção democrática e na defesa do Estado de Direitos, a tanto que se estruturou por todo o País com a criação e instalação de subseções, tal qual esta de Balneário Camboriú que agora está chegando aos seus 39 anos. Por tudo isso é tão importante lembrar dessa data e dos Colegas que tiveram a iniciativa da sua criação. 
Faço este registro em homenagem à esta Subseção, com especial destaque aos Colegas que a geraram, mas também, a todos e todas que ao longo desses 39 anos honraram a OAB cumprindo o juramento que fizeram ao receber suas credenciais: “Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”. 
Salve a Subseção da OABSC de Balneário Camboriú!
E por absoluto orgulho, reproduzo um pouco dessa História que está publicado no site da 15ª Subseção: 

http://oab-bc.org/historia